Um lugar para falarmos sobre aviação

Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Rotas secretas: por que algumas cidades têm voos que quase ninguém conhece?

Você já viu no painel do aeroporto um destino inusitado e pensou: “Quem em sã consciência pega um voo direto pra lá?”. Pois é, as companhias aéreas têm suas rotas secretas, voos meio “fora do radar” que quase ninguém conhece. Mas se engana quem acha que elas existem por acaso ou por obra de algum setor de planejamento perdido. Por trás de cada rota aparentemente maluca há estratégias bem sólidas – e algumas pitadas de incentivo, teste e criatividade operacional.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

O que falta para o Brasil ter uma low cost de verdade?

A aviação de baixo custo revolucionou o transporte aéreo em várias partes do mundo, mas no Brasil essa revolução ainda não decolou por completo. Na Europa, por exemplo, a liberalização do mercado na década de 1990 permitiu o surgimento de empresas low cost pioneiras, como a irlandesa Ryanair, seguidas por EasyJet, Wizz Air e outras. Essas companhias adotaram modelos de operação enxutos e tarifas muito baixas, ampliando enormemente o acesso às viagens aéreas.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Aeroportos médios disputam espaço como novos hubs regionais no Brasil

Nos últimos anos, instalou-se no país uma corrida silenciosa pelos hubs regionais. Longe do eixo Rio–São Paulo, aeroportos de porte médio saíram da sombra e passaram a disputar rotas, bases operacionais e capital privado, atraindo novas frequências de voos e ampliando o fluxo de passageiros. A fórmula combina obras de modernização, políticas de incentivo e acordos com governos estaduais e municipais — um pacote que fortalece a conectividade local e acelera a economia da região.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Destinos de negócios no Brasil: 3 cidades essenciais para uma malha aérea saudável

As viagens corporativas têm uma importância estratégica crescente na economia brasileira. Atualmente, o Brasil está entre os maiores mercados mundiais de viagens a negócios, ocupando a 8ª posição global em gastos corporativos, com despesas anuais que chegaram a cerca de US$ 30 bilhões antes da pandemia.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Como a turbulência diplomática entre Brasil e EUA pode atingir o setor aéreo?

Nos últimos meses, a relação entre Brasil e Estados Unidos entrou em forte turbulência, e quem sente os abalos é o setor aéreo brasileiro. Declarações e posicionamentos do governo Lula – como o alinhamento político com a Rússia em plena guerra na Ucrânia e um discurso crítico à hegemonia americana nos fóruns internacionais – azedaram o clima diplomático.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Combinação de voos: uma forma inovadora de economizar nas passagens aéreas

Combinar voos de diferentes companhias aéreas é uma estratégia de planejamento de viagem que pode ajudar você a economizar um bom dinheiro. Em vez de comprar todos os trechos em um único bilhete tradicional, o viajante monta seu itinerário com múltiplos voos, muitas vezes de empresas distintas ou em reservas separadas.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Por que os assentos dos aviões estão cada vez menores?

Viajar de avião tem se tornado, para muitos passageiros, uma experiência cada vez mais apertada. Se você sente que as poltronas estão menores e o espaço para as pernas diminuiu ao longo dos anos, saiba que não é impressão: de fato, a largura média dos assentos de classe econômica caiu de 47 cm nos anos 2000 para cerca de 43 cm atualmente, enquanto a distância média entre fileiras foi reduzida de 88,9 cm para cerca de 78,7 cm. Diante desse “incrível encolhimento” dos assentos, surge a pergunta: por quê?

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

3 Destinos turísticos brasileiros à espera de voos comerciais

A aviação regional brasileira tem a oportunidade de explorar novos horizontes atendendo destinos turísticos promissores que hoje permanecem fora da malha aérea comercial. Neste artigo, apresentamos três destinos turísticos no Brasil – um no Norte, um no Nordeste e um no Sudeste – que ainda não contam com voos comerciais regulares, mas reúnem condições favoráveis para operações de pequenas companhias aéreas.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Voo PR-MBK (TAM 3054) – Tragédia em Congonhas e análise do novo documentário da Netflix

Em 17 de julho de 2007, o voo TAM JJ3054 – operado pelo Airbus A320 de prefixo PR-MBK – partiu de Porto Alegre rumo ao movimentado Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Naquele fim de tarde chuvoso, o país assistiu atônito à pior tragédia aérea da sua história: a aeronave não conseguiu parar durante o pouso, ultrapassou os limites da pista e colidiu violentamente contra um prédio da TAM Express e um posto de gasolina nas proximidades do aeroporto. Todas as 187 pessoas a bordo e mais 12 pessoas em solo perderam a vida, totalizando 199 vítimas.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Os 3 principais indicadores de desempenho de uma malha aérea

Profissionais de aviação, especialmente planejadores de malha, analistas e gestores operacionais, monitoram de perto certos indicadores-chave para avaliar e otimizar o desempenho da malha aérea (rede de rotas) de uma companhia. Entre os diversos KPIs (Key Performance Indicators) possíveis, três indicadores se destacam pela relevância: rentabilidade, taxa de ocupação das aeronaves e um terceiro indicador que abordaremos adiante – o yield (rendimento médio por passageiro).

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Guerra Tarifária China–EUA: impactos na aviação global

A aviação mundial enfrenta hoje uma turbulência que não vem das nuvens, mas das disputas comerciais entre as duas maiores potências econômicas do planeta. A chamada guerra tarifária entre Estados Unidos e China, desencadeada há alguns anos, atingiu níveis sem precedentes em 2025, com tarifas punitivas acumuladas em até 145% sobre a maioria dos produtos chineses importados pelos EUA. Em resposta, Pequim elevou suas próprias tarifas de retaliação para 125% sobre todos os produtos americanos.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Por que o Brasil lidera mundialmente o número de processos judiciais contra companhias aéreas?

O Brasil é reconhecido como campeão mundial em processos judiciais de passageiros contra companhias aéreas. A cada 227 passageiros transportados no país, em média, um novo processo é ajuizado, enquanto nos Estados Unidos essa proporção é de apenas uma ação para cada 1,2 milhão de passageiros​. Este cenário peculiar levanta uma série de questões: quais são as principais causas dessas ações?

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

O que acontece quando um aeroporto fecha? O caso de Heathrow

Os aeroportos são muito mais do que terminais para aviões. São estruturas complexas que movimentam diariamente centenas de milhares de pessoas, conectam países, sustentam economias regionais e servem como pontos nevrálgicos de uma cadeia logística global. Por trás do embarque de um passageiro ou da decolagem de uma aeronave, há sistemas sofisticados, milhares de trabalhadores e um delicado equilíbrio operacional.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Por que muitas pessoas ainda têm medo de voar?

Viajar de avião é uma das maiores conquistas da humanidade. Em questão de horas, uma pessoa pode cruzar continentes, atravessar oceanos e conectar-se a lugares antes inacessíveis. No entanto, para milhões de pessoas ao redor do mundo, a ideia de entrar em uma aeronave não traz empolgação, mas sim um profundo temor. O medo de voar, conhecido como aerofobia, afeta um número significativo de passageiros e, em alguns casos, impede completamente que algumas pessoas utilizem esse meio de transporte.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

E se os pilotos fossem substituídos por “robôs” amanhã?

Imagine-se entrando em um avião amanhã, e ao olhar pela porta aberta da cabine de comando, você percebe algo surpreendente: não há ninguém sentado nos assentos dos pilotos. No lugar deles, apenas luzes piscando em painéis automatizados e telas que exibem gráficos e comandos digitais. A voz que dá as boas-vindas é agradável, mas totalmente artificial. Como você se sentiria nesse cenário hipotético, no qual as máquinas tomaram completamente o lugar dos pilotos humanos?

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Como a meteorologia influencia o planejamento de malha aérea

O planejamento de malha é um dos pilares estratégicos para a operação eficiente das companhias aéreas. Ele envolve a definição de rotas, frequências de voo, escalas e conexões, sempre buscando um equilíbrio entre a demanda do mercado e a viabilidade operacional. No entanto, por mais preciso que esse planejamento possa ser, um fator imprevisível impõe desafios constantes às operações aéreas: a meteorologia.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Point-to-Point ou Hub-and-Spoke: Qual a melhor malha aérea?

A estrutura de malha de uma companhia aérea desempenha um papel fundamental na eficiência operacional, nos custos e na experiência do passageiro. Entre os modelos mais utilizados, destacam-se o point-to-point e o hub-and-spoke, cada um com suas vantagens e desafios. O primeiro busca a conexão direta entre cidades, enquanto o segundo organiza a malha a partir de hubs, que atuam como centros de conexões estratégicos.

A escolha entre essas duas abordagens influencia diretamente não apenas as operações das companhias aéreas, mas também o desenvolvimento econômico das regiões atendidas, a eficiência no uso dos recursos e a experiência do cliente.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

O que está acontecendo com a segurança dos voos no Brasil?!

A segurança é um pilar essencial para a operação eficiente do setor aéreo, garantindo não apenas a integridade dos passageiros e tripulantes, mas também a estabilidade econômica e operacional das companhias. Nos últimos anos, no entanto, o Brasil tem enfrentado desafios significativos, que estão sendo refletidos no aumento do número das ocorrências aeronáuticas e na baixa taxa de investigações de acidentes aéreos concluídas. Entre 2007 e 2018, mais de R$ 5 bilhões foram gastos com as consequências diretas e indiretas de acidentes aéreos no país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Esses números evidenciam um problema de segurança persistente, agravado pela dificuldade em implementar soluções eficazes e alinhadas às particularidades regionais.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Mato Grosso do Sul: o novo hub da aviação regional

O Mato Grosso do Sul está se destacando cada vez mais no cenário da aviação regional brasileira, e isso se deve a uma parceria entre o governo estadual e a iniciativa privada. Nos últimos anos, o estado tem investido na modernização dos aeroportos, melhorando desde os terminais até os sistemas de controle de tráfego, tudo com o objetivo de facilitar as conexões aéreas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Leia mais
Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva Antônio Lourenço Guimarães de Jesus Paiva

Tendências para o setor aéreo em 2025

O setor aéreo é, há décadas, um motor indispensável para o desenvolvimento econômico e social em escala global. Conectando pessoas, negócios e culturas, a aviação transcende fronteiras e desempenha um papel estratégico na construção de mercados mais integrados e dinâmicos. Em 2025, esse papel se expande ainda mais, impulsionado por inovações tecnológicas, transformações geopolíticas e uma demanda crescente por eficiência e segurança.

Leia mais

Gostaria de publicar o seu artigo no blog da Flylines?

Para nós, é muito importante fomentar a divulgação de conhecimento e novas ideias. Caso você queira divulgar seu artigo ou publicação em nosso blog, entre em contato conosco! Preencha o formulário ao lado e nos ajude a criar uma comunidade cada vez mais forte! 💛